O deputado Agenor Neto (PMDB) alertou, nesta terça-feira (18), durante um aparte na Assembleia Legislativa, para o problema gravíssimo da seca no Ceará. O parlamentar recomenda que o Governo do Estado invista 100% dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para amenizar a situação dos municípios que sofrem com a estiagem. “Temos que buscar soluções urgentes porque a situação é de calamidade”, disse.

Ele lembrou que o Governo Federal sempre tem recebido o apoio do povo nordestino, no entanto não tem correspondido com contrapartidas em investimentos. “É um caos no interior do estado. Temos carros pipas abastecendo a população no interior do Ceará, no entanto a maioria está parada por falta de pagamentos”, lamentou.

Agenor Neto lembrou que, quando prefeito de Iguatu, chegou a dar entrada em vários projetos de abastecimentos de água no DNOCS e no Governo do Estado, no entanto os recursos nunca foram liberados. “A demanda contemplava as comunidades de Iguatu com 100% de rede de abastecimento de água, no entanto, até hoje, nunca recebemos uma resposta”, disse.

O deputado observou que apesar de o Estado ter parlamentares em Brasília com grande influência junto ao Governo Federal, pouca coisa tem sido feita para amenizar as situações de dificuldades da população cearense. “É uma situação preocupante. Temos um líder no Senado e outro na Câmara Federal. Os dois do mesmo partido da presidente Dilma, e, tanto prestígio, mas não é utilizado a serviço do povo cearense”, observou.