O deputado estadual Agenor Neto (PMDB) participou nesta terça-feira (26), na Câmara dos Deputados, em Brasília, da sessão solene em homenagem ao centenário do compositor iguatuense, Humberto Teixeira.

Solicitada pelos deputados Chico Lopes (PCdoB-CE) e Odorico Monteiro (PT-CE), a sessão prestou tributo a um dos mais importantes nomes da cultura brasileira, o “doutor do baião”, que se tornou nacionalmente reconhecido e trabalhou pela afirmação artística e cultural do povo nordestino e pela valorização dos artistas em todo o país.

“Humberto Teixeira é um dos maiores protagonistas da cultura do século 20, um nome que orgulha, além de todos nós iguatuenses, todo Ceará e Brasil. E nesse momento eu não poderia faltar a essa justa homenagem”, disse Agenor Neto.

Participaram da solenidade personalidades ligadas à trajetória de Humberto Teixeira, como a filha do compositor, a atriz Denise Dumont, que produziu o filme “O Homem que engarrafava Nuvens”, além do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e músicos de destaque, como a cantora Myrlla Muniz, o sanfoneiro Sivuquinha, o violoncelista Ocelo Mendonça e o percussionista Marcelo Lucchesi, que interpretaram clássicos do repertório de Humberto Teixeira, como “Asa Branca”, “Baião”, “Assum preto” e “Juazeiro”.