Reforma do Aeroporto de Iguatu e ampliação da pista de pouso. Essa foi a pauta de uma audiência em Brasília, envolvendo a presença do deputado estadual Agenor Neto (PMDB), o deputado federal Aníbal Gomes e o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha (PMDB). O vereador Bandeira Júnior também participou do encontro.

O plano de Aviação Nacional, lançado pela presidente Dilma em 2012, contempla 270 aeroportos em todo o país, com investimentos que chegam a R$ 7,3 bilhões, dos quais R$ 363 milhões são destinados para reformas de aeroportos no Ceará, inclusive o de Iguatu. "Esse projeto de reforma do aeroporto de Iguatu é uma reivindicação do deputado Aníbal Gomes, no entanto, o Governo federal vem adiando a execução do projeto", disse Agenor Neto.

De acordo com o parlamentar, durante a audiência, o ministro informou que o Governo Federal, devido à crise econômica, está prevendo a licitação para reforma e ampliação de apenas 40 aeroportos em todo o país em 2016. "Foi uma notícia que nos deixou preocupado, no entanto o ministro nos garantiu agilidade na concretização do projeto de licitação, e com certeza Iguatu será beneficiado", disse.

A reforma do aeroporto de Iguatu é uma reivindicação antiga, e já se arrasta há vários anos. Recentemente o prefeito Aderilo Alcântara se reuniu com representantes de algumas empresas aéreas, no sentido de implantar uma rota permanente de avião entre Iguatu e Fortaleza. "O prefeito Aderilo vai estar em Fortaleza na próxima semana para tratar novamente desse assunto, e vai se reunir com representantes da Secretaria da Aviação Civil para mostrar o plano de desapropriação para a ampliação da pista do aeroporto de Iguatu", informou Agenor Neto.