O período da quadra chuvosa no Ceará, que vai de fevereiro a maio, teve início nesta segunda-feira (01), com registro de precipitações em 128 municípios. Na região Centro Sul, de ontem para hoje, a maior precipitação foi registrada na cidade de Iguatu, com 39mm, seguido por Quixelô (32mm), Acopiara (19mm) e Solonópole (17mm), no sertão Central. Nas outras regiões, a maior precipitação ocorreu no município de Abaiara, com 75mm.

Com as chuvas que caíram durante boa parte do mês de janeiro, muitos agricultores de algumas regiões do Estado iniciaram o plantio. "O cenário agora é outro. O momento agora é de torcer para que as chuvas continuem de forma acentuada para que possamos ver o nosso homem do campo ter a oportunidade de poder produzir e de obter a água para o seu consumo, sem ficar dependendo da vontade dos governos”, disse o deputado estadual Agenor Neto.

Apesar do início da quadra coincidir com dias chuvosos, afora o fato de que janeiro fechou com um nível de precipitações acima da média para o mês, a Funceme reitera que as chuvas previstas para os meses de março, abril e maio, deverão ser significativamente afetadas, conforme prognósticos divulgados recentemente.

"Não podemos ficar mais expostos a riscos dessa natureza e considerando, sobretudo, que a demanda por água só tende a aumentar daqui por diante pelo crescimento da população. O governo tem que assumir suas responsabilidades", pontuou.